Tags:
Releases

L4 VB e Grupo EEX se unem para lançar a nova bolsa de energia brasileira, a N5X

Joint Venture entre o fundo independente com capital investido da B3 e empresa de investimento independente do Grupo EEX e da Deutsche Börse, está pronta para entrar no mercado

São Paulo, 3 de Outubro de 2023 - A L4 Venture Builder, fundo independente apoiado pela B3 para  investimento em inovação e empreendedorismo, e e Nodal Brazil LLC, parte do Grupo EEX, anunciam uma Joint Venture para lançar no mercado brasileiro a nova bolsa de energia. A N5X, em que os parceiros terão participações acionárias iguais, vai facilitar a comercialização de energia no chamado mercado livre, por onde passaram 36% do consumo de eletricidade do país em 2022, equivalente a R$ 150 bi.

O Brasil é o sexto maior mercado consumidor de energia elétrica do mundo, com 589 TWh consumidos em 2022 em mais de 90 milhões de pontos de consumo. O país também é o sétimo maior produtor, com uma capacidade instalada de mais de 190 GW até o final de 2022 - crescendo a uma taxa média de 4% desde 2013. O mercado está gradualmente se abrindo, com um marco adicional se aproximando em 1º de janeiro de 2024, que permitirá que mais de 100 mil pontos de consumo comprem energia no mercado livre, eliminando o antigo limite para participação. Hoje, 35 países no mundo têm mercados totalmente abertos, a maioria deles na Europa. A liberdade de escolha de fornecedores de energia leva a uma maior competição e acesso a preços mais baixos, o que beneficia os consumidores e a sociedade brasileira.

Embora a N5X inicie suas operações em 2024, a empresa imediatamente começará a interagir de perto com os participantes do mercado para co-criar soluções para os desafios atuais no ecossistema de mercado de energia. Com base na vasta experiência do Grupo EEX na construção de novos mercados de energia ao redor do mundo, a N5X se esforça para introduzir maior precisão de preços, tecnologia de plataforma de negociação e serviços de gestão de riscos. Ao criar uma comunidade de negociação inclusiva, com participantes domésticos e internacionais, a empresa busca aumentar a liquidez no mercado e apoiar a jornada regulatória de liberalização do mercado. "Estamos empolgados com o potencial futuro da N5X, mas também estamos ansiosos para trabalhar com participantes e reguladores nas próximas semanas, meses e anos, enquanto continuamos a aprimorar nossa oferta para o mercado brasileiro. É literalmente apenas o primeiro dia para nós", diz Dri Barbosa, CEO da nova empresa.

Dri Barbosa, empreendedora experiente, planeja se reunir com importantes stakeholders do ecossistema brasileiro em um futuro próximo. "Levamos nosso tempo para construir cuidadosamente nossa estratégia com nossos investidores. Agora que o anúncio da Joint Venture é público, estamos animados para nos conectar com o ecossistema mais amplo", diz Dri, que terá foco inicial na formação da equipe e na criação de produtos para atender às necessidades em constante evolução do mercado energético brasileiro. "Ao longo da minha carreira, tive a oportunidade única de liderar empresas que enfrentavam transformações significativas em seus respectivos setores. Ter a chance de construir uma nova empresa que atenda às diferentes necessidades do mercado de energia ao longo dessas mudanças regulatórias esperadas é uma oportunidade incrível de produzir um impacto duradouro no Brasil.” Antes de se juntar à N5X, Dri desempenhou papéis-chave na construção de empresas nos setores financeiro e de tecnologia de RH, como Payleven e Vaipe, além de ocupar cargos de liderança em consultoria de gestão e na indústria de serviços financeiros.

"O Grupo EEX desenvolveu com sucesso mercados de energia há mais de duas décadas e está presente em mais de 21 países na Europa, Ásia e América do Norte. O anúncio de hoje é mais um marco em nossa missão de construir mercados de commodities seguros, bem-sucedidos e sustentáveis em todo o mundo - em estreita colaboração com nossos clientes. Estamos empolgados em entrar neste mercado importante e ansiosos para trabalhar junto com nossos parceiros locais, também comprometidos com nossa visão de desenvolver o mercado de energia brasileiro em benefício de todos", comenta Peter Reitz, CEO do EEX.

“O Brasil é uma das principais economias do mundo em termos de energia renovável. A nova bolsa de energia, N5X, será um marco no desenvolvimento do mercado livre de comercialização de energia. A N5X está comprometida em oferecer as melhores soluções com uma plataforma que alia credibilidade, segurança e inovação, impulsionando a transformação do mercado brasileiro de energia", comenta Ana Carla Abrão, vice-presidente de Novos Negócios da B3 e observadora do conselho dentro da N5X, empresa que terá como acionista o L4 – fundo de investimento independente apoiado pela B3.

Sobre a N5X

A N5X é a nova bolsa de energia brasileira que combina a expertise local em infraestrutura do mercado financeiro com a experiência do Grupo EEX no desenvolvimento bem-sucedido de mercados internacionais de energia. Ela opera em uma Joint Venture entre a brasileira L4 Venture Builder e a Nodal Brazil sediada nos EUA.

Para mais informações, visite: https://n5x.com.br

Sobre a L4 Venture Builder

L4 Venture Builder é um fundo de investimento independente que conta com investimento da B3 e opera com um formato flexível para desenvolver seus negócios. Ela seleciona projetos nos quais terá participação acionária em setores com alto potencial de crescimento.

Para saber mais, visite: https://en.l4vb.com/

Sobre a EEX

A European Energy Exchange (EEX) é uma bolsa de energia líder que constrói mercados de commodities seguros, bem-sucedidos e sustentáveis em todo o mundo - juntamente com seus clientes. Como parte do Grupo EEX, um grupo de empresas que atende mercados internacionais de commodities, ela oferece contratos de eletricidade, gás natural e certificados de energia renovável, bem como produtos agrícolas e de frete. A EEX também fornece serviços de registro e realiza leilões de garantias de origem em nome do Estado francês.

Para mais informações, visite: https://www.eex.com/en/

Sobre a Nodal Brazil LLC

Nodal Brazil é uma entidade independente que busca oportunidades de investimento em projetos selecionados no Brasil, seguindo a missão do Grupo EEX de construir mercados de commodities seguros, bem-sucedidos e sustentáveis ao redor do mundo. Ela faz parte do Grupo EEX, que pertence ao Grupo Deutsche Börse.

Para mais informações escreva um e-mail para: imprensan5x@ovocom.com.br

Compartilhe nas redes
Veja também

Venha construir o futuro de trading de energia no Brasil

A N5X iniciará suas operações em 2024.

Atuar de maneira integrada, conectada e colaborativa é um dos nossos principais objetivos.

Por isso, os produtos e soluções da N5X serão criados em diálogo direto com as pessoas do setor, empresas participantes e reguladores do mercado de energia brasileiro.

Se você quer fazer parte dessa criação, se inscreva na nossa comunidade.

Participe da nossa comunidade

Obrigado! Sua inscrição foi recebida!
Oops! Algo deu errado nas suas informações enviadas. Tente novamente.